Quem é Patrick Paul

A proposta do blog é informar as atividades do professor e pesquisador francês, Dr. Patrick Paul, que vem ao Brasil desde a década de 80, convidado a ministrar cursos e palestras em universidades brasileiras, dentre elas as Faculdades de Saúde Pública e Medicina da USP. Dr. Patrick está morando em São Paulo e coordenando trabalhos que integram ciência e tradição numa perspectiva antropológica, transpessoal e transdisciplinar de autoformação.

Patrick Paul é Doutor em Medicina, DEA (mestre) de Ciências em Microbiologia, Mestre em Antropologia Médica, Doutor em Artes, Ciências Humanas e Ciências da Educação, com Pós-Doutorado e Livre-Docência em Ciências da Educação. Tem formação em Acupuntura e Homeopatia, é professor na Universidade de Tours (Ciências da Educação), professor de Medicina Tradicional Chinesa e pesquisador na Universidade Paris XIII – Norte, Laboratório de Pedagogia da Saúde, EA 3412. Desde 1992 é membro do Centre International de Recherche et d’Etudes Transdisciplinaires (CIRET). Desde junho de 2011 é professor visitante da Faculdade de Medicina da USP.

Dr. Patrick desenvolve trabalhos de pós-graduação na Faculdade de Medicina e de Saúde Pública da USP (Transdisciplinaridade e Educação Terapêutica). Há mais de 30 anos dá cursos para grupos de estudos iniciáticos de Cabala, Alquimia, Busca da Cavalaria e Gênese Bíblica, dentre outros, bem como cursos de extensão universitária e de autoformação, formando grupos de estudos transdisciplinares, no Brasil, há mais de 15 anos. A partir desse ano (2011) está morando no Brasil, dando sequência aos seus cursos e possibilitando o atendimento individual acompanhado.

É autor de mais de dez livros publicados, entre eles: "Saúde e Transdisciplinaridade (EDUSP: 2013)", “Formação do sujeito e transdisciplinaridade: história de vida profissional e imaginal (Ed. Triom, 2009)" e “Os diferentes níveis de realidade (Ed. Polar, 1998, 3ª Edição em 2011)". Autor de diversos artigos em revistas, membro de conselho editorial, coordena obras coletivas. É membro de diversas associações científicas e grupos de pesquisa. Saiba mais em: www.patrickpaul.com.br

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Percival - Próximo Trabalho em Grupo - 22 e 23/10

Nos dias 22 e 23/10 - teremos curso de final de semana com Patrick.
Horários:
Sábado das 9:30h às 18:00h
Domingo: 9:30h às 17:00h

Endereço: Rua Aureliano Coutinho, 215 - casa - Higienópolis (esta rua é continuação da Sabará; é a segunda rua paralela à Angélica - lado da Santa Casa - transversal à rua Jaguaribe)

A Conquista do Graal

A saga de Percival e a busca do Graal diz respeito à tradição ocidental, mais precisamente, à busca do Graal. Este mito está bastante presente, vivo e atual no oeste Europeu, já que várias de suas personagens estão associadas a essa região. No Brasil, o tema perece menos conhecido,
pois existem poucos textos traduzidos sobre o feitos de Percival. Nesse trabalho de final de semana, a proposta é desenvolver a universalidade e atemporalidade de toda a simbologia desse mito, cujos ensinamentos são integráveis a outras tradições.

A busca do Graal é a busca mesma do ser humano em todas as tradições, em todos os tempos - hoje, inclusive! O encontro com o mito ou com a tradição não foi feito para nos tornar diferentes, mas para nos dar a possibilidade de desenvolver e reconhecer situações que nos enganam e tiram a vida. Ao contrário do que habitualmente se pensa, são os conhecimentos da vida que passam a ter sentido verdadeiro à medida em que um ensinamento tradicional é bem orientado e incorporado.

Na maior parte das vezes estamos submetidos aos acontecimentos devidos a pressão de fatos exteriores. O ensinamento iniciático, por outro lado, nos conduz a viver essa mesma vida obedecendo a uma pressão interior, entendendo o que queremos verdadeiramente para realizar nossa vida plenamente.

O tema, nesse trabalho, será abordado a partir do ponto de vista simbólico tradicional, sob o olhar das diferentes tradições, bem como serão mostradas aplicações práticas e concretas da transmissão dos ensinamentos e da iniciação na vida cotidiana.

Para quem gosta de ler:
Perceval ou o Romance do Graal
Autor: Chrétien de Troyes
Editora: Martins Fontes

Venha participar conosco!

Para inscrição, entre em contato:

2 comentários:

Ana Lacerda disse...

Muito bom o trabalho compartilhado de autoconhecimento! A partir de um texto medieval emergem símbolos que nos ajudam no caminho pessoal e na compreensão dos outros.

Lola disse...

Gostaria de receber informações de valores. Atenciosamente, Dolores

Postar um comentário