Patrick Paul/2011
(Tradução livre: Ana Lacerda)
A relação entre ciência e tradições não é necessariamente evidente. A epistemologia científica valoriza frequentemente o objeto e a objetividade e,
por conseguinte, a exterioridade, enquanto que as abordagens tradicionais apresentam uma relação mais forte com a cultura, o sagrado, a iniciática, o conjunto desses valores participando do sujeito, da subjetividade da interioridade.
por conseguinte, a exterioridade, enquanto que as abordagens tradicionais apresentam uma relação mais forte com a cultura, o sagrado, a iniciática, o conjunto desses valores participando do sujeito, da subjetividade da interioridade.
A transdisciplinaridade, pela sua investigação de relações entre disciplinas por um lado e a sua aspiração a favorecer a interação entre saberes acadêmicos e não acadêmicos, entre objetividade e subjetividade, exterioridade e interioridade, materialidade e espiritualidade por outro lado, apresenta-se como um método propício a levantar o desafio da tessitura entre estas diferentes abordagens cognitivas da experiência humana.
A modelização sobre a qual se apóia a transdisciplinaridade pode validar-se de diferentes maneiras. Uma delas inscreve-se no âmbito de uma abordagem transcultural que, colocando a hipótese da invariância antropológica entre as diferentes culturas, religiões e abordagens espirituais, funda e ilustra a questão “dos níveis de realidade” que caracterizam, entre outros aspectos, a epistemologia transdisciplinar. Neste sentido, a modelização transdisciplinar é também transcultural. Ao mesmo tempo, participando do sujeito e da sua interioridade, o modelo transdisciplinar é também transpessoal, clarificando e especificando o que surge da experiência interior de cada um.
Os eixos de trabalho que propomos seguem as seguintes direções:
- Referem-se à leitura e à compreensão de grandes textos tradicionais de maneira a fazer aparecer a sua dimensão transcultural: serão abordados o texto da Gênese bíblica; o Perceval de Chrétien de Troyes, primeiro texto da literatura francesa, do século XII; o texto do “Tratado da Pedra Filosofal de Lambsprinck”, texto alemão do século XV etc.
- O aspecto transpessoal será particularmente coberto por um trabalho sobre os sonhos, a sua simbologia, o seu sentido à finalidade hermenêutica e a sua interpretação.
- Outras abordagens pertinentes poderão também ser propostas, como exercícios meditativos, visualizações, arte-terapia...
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