Quem é Patrick Paul

A proposta do blog é informar as atividades do professor e pesquisador francês, Dr. Patrick Paul, que vem ao Brasil desde a década de 80, convidado a ministrar cursos e palestras em universidades brasileiras, dentre elas as Faculdades de Saúde Pública e Medicina da USP. Dr. Patrick está morando em São Paulo e coordenando trabalhos que integram ciência e tradição numa perspectiva antropológica, transpessoal e transdisciplinar de autoformação.

Patrick Paul é Doutor em Medicina, DEA (mestre) de Ciências em Microbiologia, Mestre em Antropologia Médica, Doutor em Artes, Ciências Humanas e Ciências da Educação, com Pós-Doutorado e Livre-Docência em Ciências da Educação. Tem formação em Acupuntura e Homeopatia, é professor na Universidade de Tours (Ciências da Educação), professor de Medicina Tradicional Chinesa e pesquisador na Universidade Paris XIII – Norte, Laboratório de Pedagogia da Saúde, EA 3412. Desde 1992 é membro do Centre International de Recherche et d’Etudes Transdisciplinaires (CIRET). Desde junho de 2011 é professor visitante da Faculdade de Medicina da USP.

Dr. Patrick desenvolve trabalhos de pós-graduação na Faculdade de Medicina e de Saúde Pública da USP (Transdisciplinaridade e Educação Terapêutica). Há mais de 30 anos dá cursos para grupos de estudos iniciáticos de Cabala, Alquimia, Busca da Cavalaria e Gênese Bíblica, dentre outros, bem como cursos de extensão universitária e de autoformação, formando grupos de estudos transdisciplinares, no Brasil, há mais de 15 anos. A partir desse ano (2011) está morando no Brasil, dando sequência aos seus cursos e possibilitando o atendimento individual acompanhado.

É autor de mais de dez livros publicados, entre eles: "Saúde e Transdisciplinaridade (EDUSP: 2013)", “Formação do sujeito e transdisciplinaridade: história de vida profissional e imaginal (Ed. Triom, 2009)" e “Os diferentes níveis de realidade (Ed. Polar, 1998, 3ª Edição em 2011)". Autor de diversos artigos em revistas, membro de conselho editorial, coordena obras coletivas. É membro de diversas associações científicas e grupos de pesquisa. Saiba mais em: www.patrickpaul.com.br

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10 e 11 de março de 2012

Perceval
(ou Percival e Parsifal, como encontramos no português)
Inscrições Abertas!

Horários
Sábado, dia 10: das 9:30h às 18:00h
Domingo, dia 11: das 9:30h às 17:00h

Local
Endereço: Rua Aureliano Coutinho, 215, Higienópolis/São Paulo/SP

Público Alvo
Pessoas interessadas em simblogia profunda, ciência, espiritualidade e tradição, autoconhecimento, aprendizagem e aplicação profissional, abordagens transdisciplinar, transpessoal e transcultural.

6 comentários:

Ana Lacerda disse...

Ótima oportunidade para reflexões e crescimento interior!

Dalva disse...

Bem-vinda Ana!

Ana Lacerda disse...

A maneira como construímos a nossa vida, a nossa identidade, os nossos valores e o nosso jeito de pensar, falar e agir, nos leva a muitos condicionamentos. Às vezes, podemos seguir dessa forma, resolvendo as situações cotidianas que aparecem, nos divertindo, nos relacionando com o mundo e com as pessoas, mas, para cada um, em algum ponto da vida, surgem momentos mais introspectivos, em que podemos ficar em dúvida sobre a melhor direção a seguir. Queremos entender o que se passa e aí surge a necessidade da reflexão e do autoconhecimento. Há vários caminhos possíveis a serem tomados, que podem envolver estudos filosóficos ou religiosos, práticas corporais, meditação. O trabalho com o texto medieval “Perceval ou o Romance do Graal” de Chrétien de Troyes, conduzido por Patrick Paul é, para mim, um caminho sutil e profundo que nos leva a acessar o nosso universo interior por meio das imagens e símbolos que o texto apresenta, das reflexões sugeridas e das trocas que emergem do próprio grupo.

MROCHA11 disse...

Olá Dalva, meu nome é Marilia Rocha e sou amiga da Cris D'Arce. tenho interesse em participar do curso de Perceval com Patrick de quem já fui "aluna" por muitos anos. Como posso proceder?
Grata,
Marilia

MROCHA11 disse...

Olá Dalva,
Sou amiga da Cris D'Arce e já participei de muitos trabalhos com o Patrick. Gostaria de participar do trabalho de Perceval. Como proceder?
Abs,
Marilia Rocha

Dalva disse...

Marilia, envie e-mail para você.
obrigada,
Dalva

Postar um comentário