Quem é Patrick Paul

A proposta do blog é informar as atividades do professor e pesquisador francês, Dr. Patrick Paul, que vem ao Brasil desde a década de 80, convidado a ministrar cursos e palestras em universidades brasileiras, dentre elas as Faculdades de Saúde Pública e Medicina da USP. Dr. Patrick está morando em São Paulo e coordenando trabalhos que integram ciência e tradição numa perspectiva antropológica, transpessoal e transdisciplinar de autoformação.

Patrick Paul é Doutor em Medicina, DEA (mestre) de Ciências em Microbiologia, Mestre em Antropologia Médica, Doutor em Artes, Ciências Humanas e Ciências da Educação, com Pós-Doutorado e Livre-Docência em Ciências da Educação. Tem formação em Acupuntura e Homeopatia, é professor na Universidade de Tours (Ciências da Educação), professor de Medicina Tradicional Chinesa e pesquisador na Universidade Paris XIII – Norte, Laboratório de Pedagogia da Saúde, EA 3412. Desde 1992 é membro do Centre International de Recherche et d’Etudes Transdisciplinaires (CIRET). Desde junho de 2011 é professor visitante da Faculdade de Medicina da USP.

Dr. Patrick desenvolve trabalhos de pós-graduação na Faculdade de Medicina e de Saúde Pública da USP (Transdisciplinaridade e Educação Terapêutica). Há mais de 30 anos dá cursos para grupos de estudos iniciáticos de Cabala, Alquimia, Busca da Cavalaria e Gênese Bíblica, dentre outros, bem como cursos de extensão universitária e de autoformação, formando grupos de estudos transdisciplinares, no Brasil, há mais de 15 anos. A partir desse ano (2011) está morando no Brasil, dando sequência aos seus cursos e possibilitando o atendimento individual acompanhado.

É autor de mais de dez livros publicados, entre eles: "Saúde e Transdisciplinaridade (EDUSP: 2013)", “Formação do sujeito e transdisciplinaridade: história de vida profissional e imaginal (Ed. Triom, 2009)" e “Os diferentes níveis de realidade (Ed. Polar, 1998, 3ª Edição em 2011)". Autor de diversos artigos em revistas, membro de conselho editorial, coordena obras coletivas. É membro de diversas associações científicas e grupos de pesquisa. Saiba mais em: www.patrickpaul.com.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

COLÓQUIO - Inscrições gratuitas (vagas limitadas)


COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO
SOBRE HUMANIZAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE
E EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA EM SAÚDE
SÃO PAULO, 22 a 24  DE AGOSTO DE 2012


Comissão organizadora: Prof. Dr. Patrick Paul., Prof. Dr. José Ricardo Ayres, Prof. Dr. Yassuriko Okay, Profa. Marcia Falcão, Profa. Dra. Augusta Thereza Alvarenga, Dra. Izabel Rios e Dr. Américo Sommerman.

Realização: Faculdade de Medicina da USP, Fundação Faculdade de Medicina, Comissão de Cultura e Extensão da FMUSP.

Instituição co-organizadora: Faculdade de Saúde Pública da USP

Local: Departamento de Medicina Preventiva da FMUSPAv. Dr. Arnaldo 455, 2º, andar, Anfiteatro.
Inscrições (gratuitas): Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMUSP – pelo telefone 3061.7185


Justificativa: O exercício da medicina supõe a relação e a integração de duas dimensões, a do desenvolvimento dos saberes das ciências biomédicas e o conhecimento humanístico. Sem essa articulação a medicina se “desumaniza”, o que leva a uma diminuição da qualidade de vida dos doentes e a um aumento dos custos de saúde, particularmente no caso das doenças crônicas. Além disso, mostra-se urgente, diante da complexidade cada vez maior dos tratamentos, favorecer o diálogo interprofissional em saúde ou entre disciplinas, culturas e representações diferentes.
Um colóquio sobre os temas da humanização, da transdisciplinaridade e da educação terapêutica pode, nesse sentido, revelar-se pertinente hoje. A fim de favorecer a emergência de olhares inovadores, este colóquio propõe um diálogo franco-brasileiro, mediante a intervenção de conferencistas franceses e brasileiros, e grupos de discussão que farão com que o debate sobre estas questões avance.

PROGRAMA:
Primeiro dia: 22/08
Acolhimento dos participantes (17h00)

18h00 - Abertura do Colóquio: José Otávio Costa Auler Jr. (Diretor da FMUSP), Marcos Boulos (FMUSP-ex-diretor), Yassuriko Okay (FFM), José Ricardo Ayres (CCEx).

Apresentação da conferência inaugural: Patrick Paul (FMUSP)
18h30 às 19h30 – Conferência inaugural: Brigitte Sandrin (Directrice de l’AFDET), “L’Education thérapeutique ou comment aider les personnes malades à prendre soin d’elles-mêmes” (A Educação Terapêutica ou como ajudar o doente a cuidar de si)

Segundo dia: 23/08
Manhã: Conferências: Aspectos filosóficos e éticos do Cuidado e da Educação Terapêutica
Patrick Paul (Paris XIII e FMUSP), 9h00 às 10h00 – “Educação Terapêutica e transdisciplinaridade”
José Ricardo Ayres (FMUSP), 10h00 às 11h00 – “O Cuidado”

Debate: 11h00 às 12h.

Almoço: 12h00 às 14h00.

Tarde: Mesa Redonda - Humanização

Coordenação: Dante Galian (UNIFESP)
Chantal Bouffard (Faculté de Médecine, Université de Sherbrooke, Québec) 14h00 às 14h45, “L’éthique ethnomédicale comme posture transdisciplinaire pour l’humanisation des soins” (Ética etnomédica como postura transdisciplinar para a humanização do cuidado)
Ricardo Teixeira (DMP-FMUSP), 14h45 às 15h30, “Humanização e HumanizaSUS”
Patrick Balouet (Vice-Presidente do CHEM France), 15h30 às 16h15 “La découverte de la pédagogie transdisciplinaire: une réflexion à visée humanisante” (A descoberta da pedagogia transdisciplinar: uma reflexão na direção da humanização)
Debate: 16h15 às 17h00.

Terceiro dia: 24/08
Manhã: Conferências: Adoecimentos Crônicos e Educação Terapêutica:
Coordenação: Milton de A. Martins (FMUSP)
Ana Maria Canesqui (FCM-UNICAMP) 10h00 às 11h00, “Doenças crônicas: o ponto de vista das ciências sociais e humanas”.
Fernand Herry (diretor do CHEM France), 11h00 às 12h00 “l’expérience de la transdisciplinarité dans la Formation Médicale Continue” (A experiência da transdisciplinaridade na Educação Médica Continuada)

Debate: 12h00 às 13h00

Almoço: 13h00 às 14h00

Tarde: 14h00 – Grupos de discussão:
Coordenação: Izabel Rios (FMUSP)
a) Humanização da Atenção à Saúde 
b) Saberes, Saúde e Transdisciplinaridade 
c) Educação Terapêutica e cuidado

Intervalo: 16h00 as 16h30
16h30 às 17h30: Apresentação dos relatórios de cada grupo em plenária (10 minutos de exposição para cada grupo), seguida de debate

17h30: Encerramento do Colóquio.

0 comentários:

Postar um comentário