Grupo aberto e informal
Frequência: reunião uma vez por mês, de fevereiro a junho de 2012 , na última segunda-feira de cada mês.
Datas: 27/02 ; 26/03 ; 30/04 ; 28/05 ; 25/06.
Horário: das 13h30 às 17h30.
Local: Departamento de Medicina Preventiva
(FMUSP, Av. Dr. Arnaldo, 455 - 1 º andar, Sala 2232)
Público-alvo: acadêmicos e não-acadêmicos. Nível mínimo necessário: Graduação*
Professor responsável pelo Grupo de Pesquisa:
Patrick Paul
Médico, doutor em Medicina na Universidade Méditerranée dAix-Marseille II, mestrado em bioquímica e microbiologia na Faculdade de Ciências da Universidade Paris Diderot Paris VII (1977), mestrado em Antropologia Médica na Faculdade de Medecina de Bobigny-Paris XIII (1999), doutorado em Ciências da Educacão pela Universidade Francois Rabelais de Tours (2001), França, e Habilité à Diriger des Recherches - HDR (equivalente à Livre Docência) em Ciências da Educação na Universidade Rennes II. Professor Visitante da Faculdade de Medicina da USP, vinculado ao Depto de Medicina Preventiva.
Contato: docppaul@orange.fr
Outros membros do grupo organizador:
Américo Sommerman
Filósofo, mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, Dr. em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia.Aparecida Magali de Souza Alvarez
Psicóloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade François Rabelais, Tours, FrançaContato: apmagali@terra.com.br
Gabriel Lescovar
Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Univ. Católica de São Paulo, Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, Pós-Doutorando pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.Contato: gzlescovar@gmail.com
Programa :
- Apreender os problemas apresentados pelo aumento das doenças crônicas e suas consequências no campo da saúde.
- Precisar a questão das representações em saúde (pacientes, profissionais de saúde), refletir sobre as suas consequências nos atos terapêuticos (relação entre profissionais e doentes, relação e comunicação interprofissional).
- Introduzir a problemática dessas relações por meio do que fundamenta a epistemologia do saber disciplinar e por seus modos possíveis de resolução: pluri, inter e transdisciplinaridade.
- Discutir as consequências práticas oferecidas graças a essas novas abordagens, subentendidas por diferentes modelos de saúde, por diferentes lógicas de tratamentos : articulação entre doença e doente, abordagem científica e hermenêutica (cuidado), questionamento ético
- Implementação da pesquisa transdisciplinar, alguns exemplos práticos :
° Trabalhar em conjunto sobre propostas de pessoas no grupo
° Como promover o diálogo entre diferentes representações de saúde (homeopatia, acupuntura...)
° Pesquisa qualitativa; possível ligação com a pesquisa quantitativa
° Reflexões sobre a questão da mudança de paradigma na ciência
° Como gerir o diálogo entre pacientes e profissionais de saúde
Justificativa :
Todos os estudos em saúde mostram, em todos os países, um grande aumento das doenças crônicas. Essa situação traz numerosas consequências à saúde: aumento de custos para a coletividade, diminuição da qualidade de vida dos pacientes, implicação de um número maior de profissionais de saúde para atender as necessidades, problema do diálogo interprofissional.
A relação médico-paciente nesse nível precisa ser modificada. Não podemos mais tratar uma doença e sim acompanhar um doente, por isso a importância da humanização da medicina e da introdução de novos conceitos (o de «cuidado», por exemplo).
Mas a introdução dos sujeitos, de sua subjetividade na prática médica corresponde, de fato, a uma revolução paradigmática. Efetivamente, a epistemologia científica, ligada ao fechamento das disciplinas e à objetividade dos fatos buscada na anamnese da doença com seu objetivo diagnóstico, não pode responder à abertura exigida pelo reconhecimento de um doente e de sua subjetividade, subjetividade esta que intervem no resultado terapêutico (observância...). Além disso, a essa nova epistemologia do sujeito e da subjetividade soma-se a questão das relações exigidas pelo imperativo de comunicação e de ações concertadas entre as disciplinas.
Essa nova construção epistemológica que integra e ultrapassa o paradigma científico atual requer um aprofundamento, conceitual e metodológico.
Bibliografia :
De Alvarenga, A. T., 1994, « A saúde pública como campo de investigação interdisciplinar e a questão metodológica » Revista Saúde e Sociedade » N° 3/2, Faculdade de Saúde Pública da USP, pp. 22-41
Ayres, J.R.C.M., 2004, « O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde: Revista Saúde e Sociedade », V.13, N° 3, pp16-29, set-dez 2004
Canguilhem, G., (1966) Le normal et le pathologique, Quadrige, PUF
D’Ivernois, J-F., Gagnayre, R., 3ème édition, 2008, « Apprendre à éduquer le patient », Ed. Maloine
Gagnayre, R ., 2002, « L’éducation thérapeutique et les compétences du patient. Pour une pédagogie de la compétence », Ann dermato Vénérol, 2002 ; 129 ; 985-989
Morin, E., Introduction à la pensée complexe, ESF Editeur, 1990
Paul, P., 2010, « Pensamento complexo e interdisciplinaridade: abertura para mudança de paradigma ? » in : Arlindo Philippi Jr. e J. Silvia Neto (org) « Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovaçao .» 1ère Ed. Barueri : Manole/CAPES/USP/UERJ/UFSC, Brasil, pp. 229-259
Paul, P., 2009, « Formação do sujeito e transdisciplinaridade, história de vida profissional e imaginal » Ed. Triom, São Paulo, Brasil
Paul, P., 2008, « La métaphore du tissage comme illustration des relations conscient/inconscient », dans « Regards transdisciplinaires sur la conscience et l’inconscient », Rencontres transdisciplinaires N° 20, mars 2008, bulletin interactif du CIRET, coord. B. Nicolescu, pp. 75-91 inconscient, et : http://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret/bulletin/b20/b20c8.html
Paul, P., 2007, « Por uma antropologia global, entre biologia, psicossociologia cultural e espiritualidade,», dans « O Sujeito na Educação e Saúde : desafios da contemporaneidade », sous la dir. de Leda Virginia Alves Moreno ; Margrete May Berkenbrock Rosito, Ed. Loyola et Centro Universitario Sao Camilo, pp. 33-53, Sao-Paulo, Brésil
Paul, P., 2005, « Transdisciplinaridade e Antropoformação : sua importância nas pesquisas em saúde », N° especial - V.14 N° 3, set – dez 2005, « Inter e Transdisciplinaridade em saúde », Revista Saúde e Sociedade », Escola de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, pp 72-92
Paul, P., 2005, « A dimensão ética na educação para a saúde » Revista Saúde e Sociedade », V. 14 N° 1, jan.- abr 2005, pp 30-40, Ecole de Santé Publique, Université de Sao-Paulo
Paul, P., 2001, Relação médico-patiente, Ed Agape, São Paulo, Brasil
Paul, P., 2011, Os diferentes níveis de realidade. O Paradoxo do Nada, Ed. Polar, São Paulo, Brasil.
Pineau, G., novembre 2000, « Recherches transdisciplinaires et Université », communication à l'Université du Extremo Sul Catarinense, Brésil, dans « Transdisciplinarité et formation », Coord. Par P. Paul et G. Pineau, 2005, Ed. L’ Harmattan, pp. 11-27
Wunenburger, J.J., La raison contradictoire - Science et philosophie modernes - La pensée du complexe, Ed. Albin Michel, 1990
Maladies chroniques : http://www.sante.gouv.fr et Haute Autorité de Santé http://www.has-santé.fr Observance thérapeutique : sante.@uquebec.ca (dez 1998)
*Obs.: é necessária uma entrevista preliminar com uma das pessoas do grupo organizador. O objetivo é apenas levantar as razões pelas quais a pessoa pretende participar do grupo de pesquisa e suas motivações em relação à inter / transdisciplinaridade.
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